Quantidade de Páginas visitadas

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




A desigualdade social entre brancos e negros, fruto de séculos de escravidão e décadas de discriminação, tende a diminuir com o passar dos anos. Devagar, sem muito alarido, quase silenciosamente, os negros vão conquistando seu espaço na sociedade brasileira. Muitos, entre eles, ocupam postos relevantes na política, na cultura, nos esportes. Se destacam na música popular e se projetam internacionalmente.

Contra o racismo, a discriminação e o preconceito racial, foi instituído o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, dia da morte do herói negro Zumbi dos Palmares.

Tivemos grandes avanços nos últimos anos em relação ao combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no Brasil, em especial no campo educacional em que através de novas leis (10.639/03 e 11.645/08), se estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena nos currículos escolares.

Desta maneira, reforçamos a importância desta data, não só ela, mas a todo o momento que se fizer possível e necessário, como uma forma de resgate da contribuição da cultura afro-brasileira e africana para a nossa cultura, visando a superação das enormes desigualdades presentes em nossa sociedade decorrente do racismo que se faz presente no interior das relações sociais, políticas, econômicas e culturais brasileiras.




Veja como foram as apresentações em nossa escola:




















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito